A internet é um mundo onde obter conhecimento, dicas e falar com pessoas de variados países é possível com um simples clique. Hoje a variedade de línguas não é mais uma barreira como antes, pois temos tradutores online e o melhor de tudo, os sites e lojas tem se preocupado em publicar seus conteúdos e produtos em diferentes línguas.
Para que seu site ganhe leitores e visitantes satisfeitos e fiéis de outros países, você pode também oferecer posts em diferentes línguas. E se você estava procurando exatamente como traduzir um site em vários idiomas no WordPress, parabéns! Vou te dar a resposta e o passo a passo no post de hoje.
Traduzir um Site em Vários Idiomas no WordPress
Algo muito legal é entrar num site em que você quer ler notícias ou dicas de como fazer algo e ver que a sua língua nativa está disponível ali. Muitas vezes visualizamos a bandeira do nosso país ou uma lista de seleção de línguas, onde ao selecionarmos uma das opções o site inteiro mostra conteúdos traduzidos.
O CanalWP traz para você um plugin excelente para gerenciar diferentes conteúdos baseados em diferentes e nos mais variados idiomas. Ele é excelente para garantir que seus conteúdos tenham qualidade e que você possa oferecer apenas aqueles que deseja.
Polylang
Excelente para que você crie sites em diferentes idiomas, o Polylang é um dos plugins mais utilizados no mundo WordPress, somando mais de 200 mil usuários ativos. Essa ferramenta não funciona traduzindo o site automaticamente, mas sim implementando ao seu sistema a estrutura necessária para que você crie diferentes páginas e posts em diferentes línguas.
Polylang permite que você escreva posts, crie páginas, categorias e tags assinalando a qual idioma cada um deles pertence. Assim, diferentes tipos de posts personalizados – como produtos e portfólio, podem ser cadastrados nas mais diversas línguas, o que nos dá a liberdade também de ter conteúdos específicos e diferentes.
Como o Polylang não é um plugin para tradução automatizada, mas sim um sistema manual para traduções, os mesmos criadores do plugin oferecem o Lingotek como add-on para o Polylang. O Lingotek pode ser utilizado gratuitamente com um número máximo de termos para tradução automática ou você pode contratar um serviço profissional da empresa.
Configurações do Polylang
Depois que você fizer o download e tiver instalado o plugin Polylang em seu sistema WordPress, começam as configurações necessárias para ter a tradução do seu site em vários idiomas. Como Instalar e Ativar um Plugin no WordPress.
Assim que o Polylang estiver ativo, um novo item de menu será exibido na barra lateral da Dashboard.
Idiomas
Começaremos as configurações do plugin cadastrando os idiomas que queremos oferecer. Para isso, clique em Idiomas. Precisaremos cadastrar todos os idiomas para os quais teremos conteúdo, inclusive o nativo do site.
Após clicar em Idiomas, a página de cadastro será aberto. Assim, em Escolha um idioma você deve escolher na lista de opções a língua que vai cadastrar. Assim que fizer isso, os demais campos serão preenchidos e você deve clicar no botão Adicionar novo idioma.
Ao lado direito da página, você terá uma lista com todos os idiomas já cadastrados. Então, cadastre quantos quiser e se necessário, edite ou exclua aquele que não quer mais.
Traduções de Textos
Finalizando o cadastro de idiomas, você deve clicar em Idiomas > Traduções de textos.
É nessa página que você poderá traduzir para os diferentes idiomas cadastrados os textos pertinentes para título do site, formato de data e hora, widgets e outras áreas que você talvez tenha em seu site.
Faça as alterações necessárias para cada língua e clique no botão Salvar alterações localizado no fim da página.
Configurações
No menu Idiomas > Configurações nós temos as nossas últimas configurações e também, algumas das mais importantes.
Na página de configurações você pode modificar, ativar e desativar algumas das funcionalidades que o Polylang traz.
É possível trabalhar em cima de modificações de URL – definindo como ficará a URL do seu site quando um idioma de tradução for selecionado.
Outra opção que considero muitíssimo importante é a de Tipos de post personalizados e Taxonomias.
É aqui que você vai definir quais os tipos de posts e taxonomias receberão o gerenciamento de idiomas do Polylang.
Conteúdo em Vários Idiomas
Agora que já fizemos todas as confiurações básicas e iniciais – como cadastro de idiomas para conteúdos traduzidos, tradução de textos de widgets e configurações de URL e tipos de post -, podemos dar começar a criar posts e páginas.
Clique em Posts > Adicionar novo. Na lateral direita da página para edição de posts você encontrará um novo box de opções.
Então, selecione o idioma do post que estará escrevendo e redija seu texto normalmente, selecionando categorias e clicando em Publicar quando terminar.
Assim que o post for publicado, você deve clicar para cadastrar o post equivalente àquele que acabou de criar, mas agora em outro idioma. Para isso clique no sinal de + ao lado da bandeira do novo idioma.
Você será redirecionado para uma nova página de edição de posts e poderá ver que o post que estará escrevendo agora – em outro idioma, já estará vinculado ao outro que acabou de criar.
Por exemplo: criei um post em português e publiquei. Depois clico no + para criar o post no idioma inglês.
Para ver se seus posts foram publicados e vinculados corretamente, basta acessar a lista geral de posts ou de páginas e verificar se existe vínculo entre eles ou não:
Adicionando o Seletor de Idiomas
Se já temos conteúdo pronto em diferentes línguas, precisamos adicionar o seletor de idiomas para que os visitantes quem acessam o site escolham aquele que preferem. Certo?!
Para isso o Polylang traz um widget personalizado e também a opção de adicionar o seletor de idiomas ao menu do site.
Menu
Para adicionar o seletor de idiomas ao menu do site, permitindo alterar entre as línguas oferecidas, acesse Aparência > Menus.
A partir daí em Seletor de idioma, marque o checkbox e clique para adicionar ao menu.
Após o seletor de idiomas ser adicionado ao menu, você pode definir como ele deve ser exibido segundo as opções apresentadas.
Clique em Salvar Menu para armazenar as configurações.
Widget
O Polylang também traz o seletor de idiomas para os widgets e permite que você escolha quais widgets devem ser exibidos para cada idioma.
Para adicionar o seletor, busque o respectivo widget e adicione à sidebar onde deseja que fique localizado.
Depois defina as opções de exibição e clique no botão Salvar.
Olha só como configurei o meu seletor de idiomas como widget:
Conclusão
Ter um site, blog ou loja virtual com conteúdos específicos e traduzidos para diferentes idiomas fica muito mais prático e organizado se você utiliza o plugin Polylang. A ferramenta tem uma estrutura de organização e configuração bastante intuitiva e eficiente.
A partir de poucas configurações, você pode criar posts, páginas, categorias e produtos em diversos idiomas com o Polylang. O seletor de idiomas dá liberdade e praticidade, mas em alguns temas pode ser necessário realizar alguns ajustes de CSS. No entanto, se o que você deseja é traduzir um site em vários idiomas no WordPress, o plugin te dá toda a base necessária.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
SEO PowerSuite
MailChimp
RankMath
Olá, boa tarde! Sou estudante universitário e novo no desenvolvimento com WP e tenho algumas dúvidas.
No meu caso já criei páginas em inglês e português manualmente para o meu site e gostaria de saber se instalando o Polylang eu perderia alguma coisa.
Não vi acima como o Polylang define a página inicial para cada idioma.
Esse Post é antigo, o plugin está desatualizado.
Mas serviu bastante, e ajudou muito, até agora o melhor que utilizei.
Parabéns!
Olá Daniel,
Obrigado por deixar seu comentário e nos informar sobre a versão do plugin.
Vou solicitar a Sendy que atualize esse artigo com a versão mais recente.
Abraço.
Olá Sendy, legal seu artigo!
Esse plugin está disponível para quem não paga para hospedar no wordpress?
Grato!
Olá Frugal,
Obrigado por deixar seu comentário.
Se você estiver utilizando o WordPress.com infelizmente não é possível utilizar este ou nenhum outro plugin que não esteja disponível no seu painel administrativo em plugins.
Abraço.
Muito obrigado, gostei do site.
Muito obrigado, gostei do site.