O WordPress é utilizado há bastante tempo para gerenciar não apenas conteúdos, mas também como base para o desenvolvimento de sistemas para empresas dos mais diversos ramos.
Sendo assim, o WP tornou-se um CMS extremamente importante para a organização de dados que podem vir a auxiliar tomadas de decisão.
Quando falamos de sistemas, devemos entender com isso a necessidade de funcionalidades especificamente criadas para determinados objetivos, o que leva à necessidade da existência de ferramentas que não podem ser desabilitadas, ou seja, que tenham uma importância maior que a dos plugins. Pois sem elas determinado sistema terá o seu funcionamento afetado ou até mesmo incapaz de ser utilizado.
Hoje você vai tomar consciência dos Mu-Plugins WordPress (Must-Use Plugins) e entender como essa linha de trabalho ou ferramenta pode ser imprescindível para o sucesso e eficácia no desenvolvimento de soluções com WordPress.
Mu-Plugins WordPress
Ferramentas essenciais e que caracterizam os sistemas mais atuais, os plugins são responsáveis por melhorar, otimizar ou permitir que novas funcionalidades sejam adicionadas. No WordPress, que é um CMS de código 100% aberto, plugins podem ser desenvolvidos por profissionais liberais ou até mesmo por empresas, podem ser Free ou Pro.
Plugins, quando instalados em um Dashboard (painel de controle), podem ser desativados ou excluídos – a não ser que algum artifício impeça tais ações.
É bastante comum, quando desenvolvemos um site, loja ou sistema de gerenciamento para empresas, que o cliente acabe por desativar e excluir algum plugin vital para o correto funcionamento da solução criada. Por isso, é essencial que quando algum tipo de funcionalidade não deva ser desativada você trabalhe com mu-plugins WordPress.
O Que São Mu-Plugins?
Certo, você já entendeu que os mu-plugins são fortes aliados para desenvolver soluções mais estáveis e seguras. Agora você deve estar se perguntando: “Afinal de contas, o que é um mu-plugin?“.
Ao pé da letra mu-plugins significam Must Use Plugins, ou seja, plugins que devem ser utilizados ou que são indispensáveis.
Mu-plugins são plugins WordPress instalados em um diretório especial e que ficam automaticamente ativos, não permitindo ser desabilitado, excluído ou manipulado de qualquer forma pelos usuários através do Painel Administrativo (Dashboard).
Os plugins que você utiliza nos sites devem ser instalados no diretório padrão do WP (wp-content > plugins). É recomendado utilizar mu-plugins apenas para implementar regras, ajustes específicos a plugins já existentes ou ainda, para criar soluções exclusivas e específicas.
Estrutura e Instalação
Para começar a utilizar must-use plugins ou mu-plugins em seu WP e também no de seus clientes é necessário obedecer a estrutura de pastas específica e correta que o WordPress requer.
A primeira coisa que você deve fazer é acessar os arquivos da sua instalação WP via FTP. Crie dentro do diretório wp-content um novo diretório/pasta com o título mu-plugins. Logo, a estrutura que deve ser obedecida é wp-content/mu-plugins.
É dentro deste novo diretório que você poderá criar seus plugins ou blocos de código que por padrão estão ativados no sistema e que não poderão ser desabilitados via Dashboard. Torna-se necessário também, a criação de um arquivo chamado load.php dentro do diretório que acabamos de criar (mu-plugins). Será esse arquivo o responsável por carregar todos os mu-plugins que você venha a criar.
Nossa nova estrutura de diretórios ficará dessa maneira:
Agora, dentro do arquivo load.php iremos adicionar o código PHP que fará o real carregamento dos plugins. Assim, copie e cole o seguinte bloco de código:
$_dirOpen = opendir(dirname(__FILE__)); while (($_item = readdir($_dirOpen))) { if ((!is_file($_item)) && (!strpos($_item, '.'))) { if ($_item != '.' && $_item != '..') { foreach (glob(WPMU_PLUGIN_DIR . '/' . $_item . '/*.php') as $_plugin_file) { include_once($_plugin_file); } } } }closedir($_dirOpen);
A partir daqui, você pode criar novos arquivos e diretórios – para ficar mais organizado, criando plugins ou mu-plugins.
Quando você acessar a área de Plugins, verá os mu-plugins – caso existam, estarão como Indispensáveis e não sendo possível qualquer interação com o mesmo.
Como Pode Ser Útil
Como disse anteriormente, os mu-plugins são essenciais para garantir que funcionalidades vitais não sejam desativadas pelos utilizadores através da Dashboard. Além disso, trabalhando com esse tipo de tecnologia você pode implementar regras de segurança, por exemplo. E até mesmo de customização para layout ou inserção de meta tags.
Uma das utilizações mais comuns dos mu-plugins é a adição de código para bloquear que qualquer usuário do sistema WordPress exclua aquele que é o Super Admin, o que nos livra de problemas relacionados a segurança, acesso e manipulação incorreta de determinadas áreas.
Utilizando mu-plugins WordPress temos a garantia de que mesmo quando um tema for alterado ou atualizado, as funções ou definições básicas criadas não sejam desabilitadas ou “sumam” de nosso sistema, site, loja ou blog.
Exemplo Prático
Para que você consiga entender melhor como os mu-plugins ou must-use plugins são poderosos e extremamente úteis – garantindo um maior ciclo de vida do sistema, evitando pequenos e médios problemas e ainda correções que poderiam ser evitadas a curto prazo, trago a seguir alguns exemplos de uso que eu mesma costumo implementar no dia a dia.
Inserção de Meta Tag
Sempre que desenvolvo uma nova loja WooCommerce ou um site, preciso realizar alguns ajustes que devem ser fixos independente de o cliente querer mudar de tema no futuro. Então, eu crio uma nova pasta dentro do diretório mu-plugins e adiciono um arquivo qualquer com a seguinte linha de código:
function add_meta_tags() { echo 'MINHA META TAG'; } add_action('wp_footer', 'add_meta_tags');
Criar Novo Item de Menu na Dashboard
As vezes é necessário que os usuários que não são administradores possuam acesso apenas a determinadas áreas. Então, quando necessário eu crio um novo item de menu para linkar a uma página específica, o que me permite ocultar as opções padrão.
function register_my_custom_menu_page() { if( !current_user_can('administrator') ){ add_menu_page( __( 'Lista de Espera', 'textdomain' ), 'Lista de Espera', 'manage_options', 'admin.php?page=yith_wcwtl_panel&tab=waitlistdata', '', 'dashicons-media-text' ); } } add_action( 'admin_menu', 'register_my_custom_menu_page' );
Conclusão
Para quem não trabalha ou não está muito ambientado com a manipulação de código, o uso de mu-plugins WordPress pode parecer confuso. No entanto, para aqueles que diariamente precisam realizar ajustes, novas funções e implementações de segurança, esse tipo de plugin dá a possibilidade de maior estabilidade e confiabilidade.
Mu-plugins WordPress podem e devem ser utilizados, quando preciso, para o Front-End e Back-End de sites, lojas e sistemas. Uma das maneiras mais simples e comuns de utilizar mu-plugins é para customizar a página de login e área administrativa. Tornando o uso do plugin de terceiros dispensável.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
Hostinger
PublishPress
SeedProd
Sendy
Tudo bem?
Muito útil o seu artigo. Como eu sou usuário intermediário do WordPress, fiquei com uma dúvida: eu posso colocar qualquer plugin (free ou pró) dentro da pasta mu-plugins? Caso, sim, ele já ficará com as funcionalidades de um mu-plugin?
Muito grato, e mais uma vez parabéns!
Waldir