Quando um blog possui bastante conteúdo e trabalha um relacionamento bem próximo com seus leitores cadastrados, sinalizar aqueles posts novos e que ainda não foram lidos é uma funcionalidade que dá maior destaque ao site. Além disso, facilita para que o leitor saiba qual o material que leu ou não, deixando-o ansioso por novas publicações e prendendo ainda mais a sua atenção.
Se você está construindo um blog ou quer aumentar a vontade e fome de leitura dos posts por parte de seus assinantes, o tutorial de hoje será uma “mão na roda”. Você verá como é possível sinalizar posts novos no WordPress sem utilizar código, apenas com a instalação e configuração de um plugin bem bacana!
Sinalizar Posts Novos No WordPress
Para que os posts novos e ainda não lidos por um leitor do seu blog esteja marcado e visível como um “NOVO POST” é necessário que esse usuário esteja cadastrado e logado no blog. Para saber um pouco mais sobre níveis de usuário leia o post User Roles, Funções e Capacidades do Usuário WordPress. Para conferir uma possibilidade bastante útil, que o trabalho com níveis de usuários permite dentro do WordPress veja também o post Como Exibir e Esconder Menus por Tipo de Usuário no WordPress.
Mark New Posts
Criado pela empresa russa TS Soft, o plugin Mark New Posts traz dinamismo e maior engajamento dos usuários. Marcando os posts novos e ainda não lidos de forma que fique evidente que aquele conteúdo é NOVO, a ferramenta tem uma maneira de trabalhar muito eficiente e eficaz. Sem muitas configurações exigidas para que o plugin comece a funcionar, em poucos minutos os posts recentes do blog WordPress recebem a devida marcação.
O Mark New Posts traz configurações bem objetivas, como você verá mais adiante nesse mesmo post. No entanto, também nos permite trabalhar com funções nativas do plugin, possibilitando uma utilização mais avançada por aqueles usuários que tem familiaridade com o mundo dos códigos.
Configuração Necessária
Depois que o plugin Mark New Posts estiver instalado e ativado no WordPress, precisa-se realizar algumas configurações básicas para começar a ver o funcionamento da ferramenta.
Acesse através da Dashboard o menu Configurações > Mark New Posts, conforme a imagem abaixo:
Você verá que as configurações exigidas e propostas pelo plugin são muito poucas e fáceis de entender. As opções estarão em inglês, mas vou te explicar cada uma delas. Veja Como Traduzir Temas e Plugins WordPress Direto da Dashboard.
A primeira opção para configurar é a localização do marcador de novo post. Na opção Marker placement escolha se quer mostrar antes do título do post (before post title), depois do título do post (after post title) ou ambas as opções.
Para escolher o tipo do marcador que será exibido para indicar que um post é novo, em Marker type existem diversas opções. Escolhendo picture custom, você pode definir uma imagem customizada através do campo Image URL que aparecerá.
Veja como seria o tipo do marcador se a opção Picture (default) for escolhida:
Após essas 2 configurações iniciais, você vai definir quando um post será interpretado como lido pelo sistema WordPress, ou seja, não será marcado como “novo”.
Em A post should be marked as read escolha um dos 3 cenários: depois de ver/abrir o post (after viewing the post’s page), após ver a postagem em qualquer página (after viewing the post on any page) ou depois de abrir qualquer página do blog (after opening any page of the blog). Para ter certeza de que um post será desmarcado do estado de “novo”, escolha a primeira opção – onde um post precisa ser realmente acessado/aberto para ser tido como lido.
Se você deseja que um post seja marcado como novo por apenas um número de dias definido por você, marque a opção Published post stays marked as new only for e insira o número de dias.
Quer que todas as postagens existentes sinalizadas como “NOVO” para aqueles visitantes que acabaram de chegar ao seu site? Marque a opção Mark all existing posts as new to new visitors.
A última opção é Check page markup before displaying a marker. É recomendado habilitar essa opção apenas se for verificado que o plugin estiver gerando algum conflito/explodindo a marcação existente do seu blog.
Clique me Save para finalizar e armazenar todas as configurações realizadas.
Uso Avançado
Se há a necessidade de utilizar uma marcação de novos posts de uma maneira diferente daquelas que o Mark New Posts traz, o plugin também dá suporte a isso. Entretanto é necessário conhecer sobre a estrutura de templates e arquivos do WordPress, bem como de código PHP, HTML e CSS.
Com a função PHP abaixo, que o Mark New Posts traz, você pode trabalhar sua solução personalizada.
É necessário informar o ID do post e então, quando a resposta retornada é TRUE, o post ainda não foi lido, caso a resposta recebida seja igual a FALSE, o post não é novo para aquele usuário.
mnp_is_new_post($post);
A partir do uso da função mnp_is_new_post temos a ajuda para criar sistemas funcionais, entregando uma qualidade de usabilidade e acompanhamento de posts ainda melhor para os leitores do site ou blog.
Exemplo de Post Marcado como NOVO
Depois que você fez os devidos ajustes para o Mark New Posts, utilizando as configurações gerais e/ou a marcação avançada. Acesse seu site e veja como o sistema estará funcionando. Talvez criar um usuário novo para testes seja preciso.
Olha só um exemplo de sistema que trabalha com posts marcados como “novos” para os leitores cadastrados:
Nesse exemplo simples utilizei o código PHP para uso avançado, adicionando regras de CSS e HTML para adicionar bordas, cor de fundo e título.
Conclusão
Pensar e implementar novas ideias para melhorar a experiência de navegação de um blog é fundamental para a conquista e fidelização de leitores. Por isso trabalhar com a marcação e evidência de posts recentes e que ainda não foram lidos pelo usuário cadastrado e logado, incentiva o registro de novos leitores e interação dentro do site.
O plugin Mark New Posts traz justamente uma solução simples, prática e eficiente para aumentar o dinamismo e melhorar a experiência que os leitores cadastrados tem em seu blog. Marcar e controlar os posts não lidos, sempre sinalizando e chamando a atenção do leitor também influencia no maior número de usuários cadastrados no sistema do seu site. Dessa forma você conquista também novos contatos para trabalhar e gerar leads. Confira 10 Plugins WordPress para Sites de Marketing Digital.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
Genesis FrameWork
OptinMonster
Revive Social
Olá, ótimo o plugin. Porém eu teria a necessidade de exibir o alerta de novo post la no menu de notícias. É possível?
Precisa de um plugin semelhante. Mas para fazer uma marcação do tipo “escolhido pelo editor.” Ou post quente.