Ter um website com excelente design é muito bom, mas ter esse site trabalhando rápido e eficiente é ainda mais importante. Ter uma página inicial com um longo carregamento pode ser o fim para o seu negócio. Os resultados são seus visitantes deixando o site antecipadamente ou voltando a página de pesquisa utilizando o navegador.
A solução para esse problema é utilizar um plugin de cache. O que um plugin de cache (resumindo) faz é armazenar temporariamente o seu website em cache. Quando o visitante retornar para sua página algum tempo depois todos os dados serão fornecidos pelo cache, sem precisar utilizar os recursos do servidor todas as vezes que ele visitar a sua página.
Isso salva tempo quando o seu navegador solicita os arquivos necessários para carregar o seu site.
WP Rocket Cache Plugin
Agora, quando falamos sobre WordPress, este problema com caching pode ser resolvido facilmente utilizando um plugin de cache. A maioria dos plugins de cache disponíveis são gratuitos, com alguns deles tendo add-ons.
Se você já usou W3 Total Cache, WP Super Cache, Quick Cache, entre muitos outros plugins, você sabe que por mais que eles façam um excelente trabalho (quando configurados corretamente) eles sempre deixam de ter algumas características que realmente fazem nosso website carrega rapidamente.
Na maioria das vezes você vai terminar utilizando uma combinação de plugins gratuitos para cobrir o aspecto de caching necessário para carregar seu site de forma espetacular. Em adição a limitação de características desses plugins, existe também o problema de não ser amigável ao usuário (user-friendly).
Alguns desses plugins são muito complicados para iniciantes que não pesquisaram o funcionamento e detalhes do cache, enquanto outros são tão simples que você não tem a flexibilidade que precisa para encantar a performance do seu site da melhor maneira possível.
3 desenvolvedores franceses que são especializados em otimização web decidiram tentar resolver este problema, desenvolvendo o primeiro e único plugin premium sem versão gratuita em todo mercado WordPress.
Vale a Pena Pagar?
Você pode estar se perguntando se vale a pena pagar por um plugin de cache premium quando existem diversas soluções gratuitas. Bem, esses plugins gratuitos realmente fazem um ótimo trabalho, mas eles não oferecem o mesmo nível de performance, facilidade e suporte que o pago oferece.
WP Rocket não só oferece performance de classe empresarial como também inclui um painel de configurações fácil de configurar. A maioria dos plugins de cache limitam suas opções, enquanto outros oferecem add-ons para completar o que está faltando, e tudo isso não saí nada barato para você.
WP Rocket Funcionalidades
WP Rocket oferece diversas funcionalidades, todas elas podem ser vistas na imagem abaixo. Você também pode ver as principais diferenças entre WP Rocket e seus concorrentes gratuitos. Apenas uma pequena olhada e já é o suficiente para você ver o quanto WP Rocket consegue extender suas funcionalidades e como isso pode facilitar na performance do seu site.
Ao invés de ficar procurando um plugin que funcione com as configurações atuais do seu site, WP Rocket traz todas as funcionalidades de forma fácil e muito mais eficiente e intuitiva.
Melhores Funcionalidades
Além da funcionalidade padrão de caching, WP Rocket introduz de forma robusta o preloading cache, onde WP Rocket usa seu próprio robô para simular uma visita ao seu site, pre-carregando o cache e improvisando a velocidade do seu site como também a indexabilidade para os motores de busca.
Ele também usa minificação; um processo que reduz o tamanho dos seus arquivos HTML, CSS e JavaScript. Esses arquivos leves significam menos peso no seu servidor e mais velocidade de carregamento.
Além de tudo isso, os desenvolvedores incorporaram inteligentemente uma função de requisição de imagens (Lazy Load). Essa funcionalidade excelente carrega apenas as imagens visíveis da sua página, e o restante apenas aparece quando o usuário rola a página. A efetividade dessa funcionalidade é muito conhecida, tanto que é usado por websites gigantes como YouTube e Facebook.
Usando WP Rocket Plugin
Antes de iniciar meus testes com o WP Rocket plugin, eu rodei alguns testes no mesmo site para comparar os resultados antes e depois de utilizar o WP Rocket. Para este teste eu utilizei as ferramentas mais conhecidas, Pingdom e GTMetrix. Você também pode conferir nossa lista de ferramentas para testar a velocidade e performance no WordPress.
Há alguns meses nós perguntamos a nossos visitantes se eles gostariam de ter seu website testado com o WP Rocket e solicitamos que entrassem em contato nos informando os motivos. Dentre os websites que nos foram enviados nós escolhemos o site da nossa visitante Indaia, www.indaiaemilia.com.br. O site dela tinha uma deficiência no carregamento muito grande (excelente para fazer o tutorial) e utiliza imagens pesadas e de altíssima qualidade o que torna o tempo de carregamento maior.
O blog utiliza um servidor compartilhado. Nos testes realizados eu mantive a mesma localização no Pingdom (Nova York) e GT Metrix (São Paulo) antes e depois de instalar o plugin para ter certeza que os resultado seria o mais justo possível. Você pode ver os resultados ANTES de utilizar o WP Rocket na imagem abaixo:
Instalando o Plugin
Instalar o WP Rocket funciona como qualquer outro plugin WordPress. Assim que você fizer o download do plugin você pode ir para seção de plugins no painel WordPress em Plugins > Adiciona Novo, assim que o plugin for instalado lembre-se de ativá-lo.
Configurando o Plugin
Assim que você abrir as opções do WP Rocket você poderá ver que existem 6 tabs, 4 para as opções e 2 para suporte e documentação. Uma coisa que você vai perceber é que todas as opções tem instruções que ajudam você a entender suas funcionalidades, a não ser aquelas que são auto-explicativas.
Opções Básicas
Começando com as opções básicas você tem uma lista com opções simples para otimizar seu site de forma fácil.
Lazy Load – Apenas carrega imagens, iframes e videos quando o visitante leva sua tela de visão até o ponto na página onde se encontra a imagem, iframe ou video.
Otimização de arquivos – Constituem em minificar e concatenar arquivos HTML, CSS, Google Fonts e JS. Diminuindo a quantidade e o tamanho dos arquivos juntando todos arquivos HTML, CSS e JS em um único arquivo para cada tipo. Significa que você só vai ter um arquivo .html, .css e .js para servir aos visitantes. Por padrão essa opção apenas cria pequenas quantidades de arquivo para cada tipo, mas se você quiser criar apenas um arquivo minificado para cada tipo de arquivo (HTML, CSS, JS) você deve escolher nas opções avanças, não se preocupe que logo mais a frente nós lhe mostraremos como.
Cache Mobile – Como o próprio nome sugere ele gera uma página de cache para dispositivos móveis.
Cache Usuário Autenticado – Essa opção permite que usuários logados no sistema (admin, autor, editor) também sejam servidos com páginas em cache para otimizar a velocidade de navegação.
Cache SSL – Se você utiliza SSL em seu website o WP Rocket inclui essa opção para que você também sirva as páginas com protocolo HTTPS em cache.
Limbar Cache – Aqui podemos definir o tempo de vida do cache. Se você quer limpar o cache a cada 24 horas basta deixar como padrão, ou escolha o que melhor se encaixa com as suas necessidades.
Opções Avançadas
Como você pode observar as opções avanças tem uma vasta gama de configurações e opções poderosas para você controlar o cache em seu site. Segue a lista de opções seguindo a ordem apresentada na imagem:
Solicitar DNS Prefetch – Se você quer saber mais sobre essa ferramenta e como ela funciona nós temos um artigo com exemplos e informações em Prefectch e Prerender Melhore o Desempenho do WordPress.
Limpar Cache Post Atualizado – Essa opção permite que o WP Rocket limpe o cache de páginas especificas toda vez que um artigo for atualizado.
Nunca Cache Páginas Especificas – Aqui você pode definir quais páginas em seu site NÃO devem passar pelo processo de cache.
Nunca Cache Páginas Cookies – Essa opção evita que páginas com um cookie especifico não passe pelo processo de cache.
Cache Query String – Lista de Query Strings que podem ser cacheados no seu website. Você porvavelmente não precisa usar essa opção a não ser que saiba o que está fazendo.
Nunca Cache User Agent – Essa ferramenta especial entrega a você a habilidade de excluir user agents (Google Bots, Bing Bots, users, etc.) de receber páginas em cache.
Reduzir Arquivos Minificados – Como comentado anteriormente nas opções básicas, é aqui que você pode definir criar um único arquivo minificado para cada tipo de documento (CSS e JS). HTML não está disponível.
Arquivos CSS Excluídos – Defina que arquivos CSS não devem ser minificados como o restante dos arquivos CSS do seu website.
Arquivos JS Excluídos – Defina que arquivos JS não devem ser minificados como o restante dos arquivos JS do seu website.
Arquivos JS Assíncronos – Significa que esses arquivos JS apenas serão carregados quando o visitante terminar de carregar todo o site. É necessário utilizar a URL completa do arquivo.
Opção CDN
Cloudflare – Permite adicionar uma nova TAB nas opções do WP Rocket para configurar o Cloudflare.
CDN – Aqui você pode ativar ou desativar o CDN em seu website.
CDN & SSL – Você pode definir se deseja que o CDN também trabalhe com protocolos HTTPS.
Substituir Nome do Site – Essa opção permite que arquivos enviados através do CDN tenham a base do URL modificada. Exemplo, aqui no CanalWP nós utilizamos CDN e todas URLs enviadas através do CDN podem ser identificadas dessa forma “cdn.canalwp.com/” ao invés do URL padrão “www.canalwp.com/”.
Arquivos Rejeitados – Como o próprio nome sugere, determine que URL não deve ser enviada através do CDN
Opção Ferramenta
Beta Tester – Faça parte dos usuários que testam novas tecnologias e ferramentas do WP Rocket tendo acesso a versões do plugin que não está como padrão. Atenção ao ativar essa opção, como você deve saber programas em testes sempre ocorrem problemas e erros. Então não recomendamos utilizar essa opção se você estiver rodando um site online.
Limpar Cache – Essa opção permite que você limpe o arquivo de cache e gere um novo mais atualizado.
Pré-carregar Cache – Essa poderosa funcionalidade permite que você gere páginas em cache automaticamente sem precisar aguardar um visitante acessar suas páginas. O WP Rocket possui um bot próprio que simular o acesso de um visitante a todas as páginas e automaticamente gera um novo cache atualizado.
Exportar Opções – Permite que você exporte as opções para utilizar em outro site ou servidor.
Importar Opções – Permite que você importe as opções para utilizar em outro site ou servidor.
Retornar Versão Anterior – Se você encontrou algum problema ao atualizar o plugin você pode retornar a versão estável clicando aqui.
Opções de Suporte e Documentação
E por último nós temos as 2 tabs de suporte e documentação como você pode ver nas imagens acima. Você pode encontrar as dúvidas mais frequentes, documentos sobre a utilização do plugin e também pode encontrar em contato com eles diretamente do seu painel WordPress. Lembrando que o FAQ e a Documentação estão em inglês.
Testando Resultados
Como mencionado anteriormente eu rodei os mesmos testes antes e depois no Pingdom e GTmetrix, apenas usando as opções básicas e modificando a localização que mais se ajusta as necessidades de teste. Os testes do pingdom foram realizados em Nova York, tanto antes como depois de configurar o plugin. Os testes do GTmetrix foram realizados em São Paulo, tanto antes como depois de configurar o plugin.
Os resultados no Pingdom foram completamente satisfatórios apontando o site como mais rápido do que 99% de todos os websites testados (WOW). Particularmente eu fiquei muito impressionado com esse resultado e vou lhe dizer o motivo.
Eu não cheguei a utilizar nem 70% de todas as opções, ferramentas e flexibilidade que esse plugin disponibiliza e ainda assim o resultado é muito impressionante para um plugin que não utiliza nenhuma ferramenta extra para completar suas funcionalidades.
Os resultados no GTmetrix podem não parecer muito satisfatórios devido ao F com 46%, mas o que realmente importa aqui é que o tempo de carregamento no teste caiu de 10.4 segundos para 2.9 segundos. Isso sem utilizar tudo que estava disponível no plugin, então posso te dizer com certeza absoluta esse resultado poderia ser ainda melhor.
Mas como estamos realizando um teste para usuários que normalmente não tem o conhecimento necessário para utilizar todas as ferramentas eu preferi usar as opções fáceis de entender, sem realmente me aprofundar em todas as funcionalidades.
WP Rocket Preço
WP Rocket está disponível em três tipos de planos. O primeiro é o Pessoal (personal), onde você pode utilizar o plugin apenas em um domínio com valor de $39. O segundo é o plano Negócios (business) onde você adquire permissão para utilizar o plugin em até 3 domínios com valor de $99. E para finalizar o último plano PRO permite que você rode o plugin em infinitos domínios pelo preço de $199.
Todas os planos vem com 1 ano de suporte e atualizações. Eles também tem uma política de devolução de dinheiro por 30 dias após a compra. O preço dos planos são para a licença, e não uma assinatura, significa que você está livre para usar o plugin para sempre da forma que desejar, sem precisar pagar por ele todo ano. No entanto, por mais que renovar a licença não seja obrigatório, você só recebe atualizações e suporte após 1 ano se você renovar a licença.
Conclusão
Sem dúvida alguma WP Rocket é um plugin fora do comum. É MUITO fácil de configurar, onde qualquer iniciante pode usar e ter o seu site com uma performance muito melhor. Se você tiver qualquer problema, como arquivos CSS dando problemas, isso pode ser facilmente resolvido. Se não for, você tem a sua disposição o suporte eficiente para lhe guiar nos passos necessários.
Como explicado durante o artigo WP Rocket traz todas as funcionalidades de plugins conhecidos em uma única plataforma e com uma otimização muito fácil de identificar que ajuda e facilita aos iniciantes configurarem o plugin sem a necessidade de ferramentas externas para ter o trabalho correto feito.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixa seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
WordPress
Lucky Table of Content
BuddyBoss
Olá, gostaria de saber se é possível fazer cache das páginas sem perder as contagens dos visitantes em meu blog: Obrigada
Olá Kalel,
A resposta curta seria sim.
Mas talvez seja necessário identificar o script que está carregando as visualizações e adicioná-lo as exceções de cache.
Assim o script vai rodar sem problemas, enquanto o restante do seu conteúdo vai ser servido via cache.
Mas se for bem desenvolvido o script, seja pelo tema ou plugin, ele vai continuar funcionando sem problema.
Abraço.
Olá Gabriel Galvão gostaria de saber se esse plugin wp-rocket funcionaria em multisite. Tenho um blog onde trabalho com rede multisite.
Estou planejando a compra desse plugin wp-rocket.
Obrigado pelas informações.
Olá Luiz,
O WP Rocket é compatível com WordPress multisite sim.
Dá uma olhada na página de funcionalidades do plugin => https://wp-rocket.me/features/
Abraço.
Olá Gabriel, queria primeiramente parabenizar vocês pelo pelo trabalho de REFERÊNCIA que vocês estão fazendo, ao meu ver O MELHOR blog sobre WordPress aqui no brasil. Vamos aos fatos, por indicação de vocês eu comecei a utilizar o WT3, ele fica com um tempo de abertura de 4,5 segundos, estou satisfeito para uma loja virtual, mas gostaria de saber se com o wp rocket consigo baixar esse tempo acesso ainda mais. Obrigado mais uma vez pelo Blog.
Olá Giancarlo, Obrigado pelo seu comentário e opinião, criticas construtivas também são bem vindas. Eu ainda recomendo que você tente utilizar o WP Super Cache ao invés do W3TC. Inclusive fiz um tutorial completo com ele que você pode visitar aqui => https://www.canalwp.com/tutorial-wordpress/como-configurar-o-wp-super-cache-plugin/ Toda experiência que eu tive com o WP Rocket até hoje foi excepcional, sem exceção. Já tive um cliente com um site que carregava em 17 segundos, utilizando minha configuração com o WP Super Cache que te indiquei acima eu consegui baixar para 9 segundos. Mas com o WP Rocket eu conseguir configurar o site de forma… Continue Lendo »
Enrão Gabriel, me desculpa, o tutorial que vi aqui no Blog foi sobre o wp super cache e foi incrivel, meu site desceu de 12 segundos para 4,5. Então por conta do numero de produtos que eu tenho no site, meu site esta cada dia mais pesado por conta de novos cadastros de produtos, vou acabar comprando o wp rocket, gostaria de saber, desinstalo o BWP minify e o Wp smush? pq foram dois plugins que fizeram a diferença aqui.
Acabei comprando o WP Rocket, estou muito confuso! fiz algumas configurações que julgava importante, acabei tendo um desempenho pior que com o super cache com a sua configuração. Teria algum e-mail que possamos conversar melhor ?
Olá Giancarlo,
Pode entrar em contato utilizando o formulário na página de contato, posso tentar lhe auxiliar com suas dúvidas:
https://www.canalwp.com/contato
Abraço.
Olá Mestres, sei que há tutos sobre cache no site, mas quando o assunto é WordPress + Woocommerce, a configuração passa a ser diferente? tipo, é recomendável não ativar / desativar o Minify? Então Gabriel / Sendy, qual plugin “Free” é recomendável para essa conjunção? e se é possivel uma dica dessa configuração… Obrigado pelos post’s e tutos disponibilizados pelo site :)
Abraço, de longe!!! rsrs
Velho Jack, é sempre bom lhe ver por aqui. Quando se trata de performance para WooCommerce o ideal é escolher primeiramente uma hospedagem recomendada para isso, dependendo da quantidade de produtos e funcionalidades que terá em sua loja uma VPS ou Cloud são as mais recomendadas para iniciar uma loja virtual. Eu recomendo a Infinite pois já desenvolvi lojas virtuais para clientes e eles tem uma das melhores hospedagem para esse fim, https://br.infinite.sx/hospedagem/. A configuração continua a mesma com relação aos plugins de cache, mas é necessário remover algumas páginas (Cart, Checkout e My Account ) do cache como você… Continue Lendo »
Eae Gabriel beleza? estava mesmo a procura dessa comparação, e tou na dúvida se pago pelo wp rocket ou utilizo aqueles gratuitos (supercahe wt3). Qual vcs tão utilizando no CANALWP?
Olá Jerry, Tudo ótimo. Bom ver você por aqui! Se você estiver satisfeito com os resultados obtidos utilizando os gratuitos, não vejo necessidade de comprar o WP Rocket. Se você acha que tem espaço para melhorias na performance do seu site, o WP Rocket é uma excelente opção. E vai melhorar muito a velocidade do seu site, como disse no artigo de revisão, eu mesmo fiquei surpreso com o resultado. Aqui no CanalWP nós não utilizamos plugin de cache pois a WP Engine (nossa empresa de hospedagem) tem um sistema de cache nativo e muito inteligente. Apenas utilizamos o BWP… Continue Lendo »
Ah entendi, e muito obrigado pela resposta! respondendo a resposta sim, estou satisfeito com o wt3 vi alguns tutoriais de como configurar (bem chato) mas consegui bons resultados.
Abraço.