Muitos se enganam ao ver o WordPress como um simples gerenciador de conteúdos para blogs e sites mais simples. Com anos de existência e cada vez mais robusto, o CMS entregou a cada nova versão, maiores possibilidades para desenvolvedores WEB de criar sistemas complexos e completos para os mais diferentes clientes.
Assim, a utilização de posts personalizados no WP é algo natural e corriqueiro para profissionais que criam soluções baseadas nesta plataforma. Logo, saber como importar e exportar posts personalizados no WordPress é algo necessário. Pois, como você já deve saber, migrar de um servidor para outro não é algo difícil de acontecer. Assim, caso seja essa a sua necessidade para este momento, o CanalWP tem um tutorial completo e fácil para te ajudar nesse processo.
Importar e Exportar Posts Personalizados
O Que São Posts Personalizados
Não é novidade para ninguém que o WordPress é um dos melhores CMS e gerenciadores de conteúdos da atualidade. Com ele, além de blogs nós podemos ter o mundo em nossas mãos. Hoje existem lojas, portais de notícias e complexos sistemas que gerenciam e auxiliam o trabalho de empresas. É no momento em que precisamos de funções específicas que o uso de Posts Personalizados torna-se crucial.
Baseado na estrutura e função dos posts comuns e padrão do WordPress, aqueles tidos como personalizados e customizados são fáceis de perceber. A primeira dica está nas URL’s de suas páginas, via Dashboard por exemplo:
Perceba o sufixo post_type=cliente. Aqui nós imaginamos ser a solução para um sistema de cadastro, edição e exclusão de clientes. Onde, aquele que está trabalhando em seu desenvolvimento pode realizar inúmeras customizações para que fique do jeitinho que o cliente deseja.
O uso de Posts Personalizados ou Custom Post Types é tão importante e poderoso para desenvolvedores que utilizam a plataforma WP, que o CanalWP possui posts sobre o assunto. Confira o Como Criar um Tipo de Post Personalizado Sem Plugin e também o Gerencie Taxonomia e Custom Post com Types. Esse dois artigos vão te mostrar passo a passo como ter posts personalizados no WordPress, seja por meio de código PHP e manipulação do arquivo functions.php, ou com a utilização de plugins.
Exemplo de Uso
Caso a ideia e objetivo na utilização de posts personalizados no WordPress ainda esteja meio confusa em sua mente, vou te mostrar alguns exemplos de uso na prática. Confira a imagem abaixo:
Na imagem estamos vendo um cadastro personalizado, onde a utilização de um custom post type é fundamental. Assim, podemos concluir que a sua URL seja post_type=cliente, como vimos anteriormente. Podemos perceber também que com o post personalizado foi possível criar fields ou campos específicos para a necessidade do projeto, como Nome, Dados Pessoais, etc.
Exportação de Posts Personalizados De Um Site
Se você sabia o que são e já utiliza Posts Personalizados em seus sites WordPress, o próximo passo é conhecer e aprender sobre o processo de exportação dos seus custom post types. Os passos são simples e tudo que você precisa é estar logado na área administrativa do seu site WordPress onde os Posts Personalizados existem.
Acesse Ferramentas > Exportar. Você verá uma listagem com diversas opções com escolhas para exportação.Como o exemplo que estou utilizando aqui é para o custom post type clientes, será essa opção a que vou escolher. Escolha aquela referente ao seu post personalizado e depois clique no botão Download do arquivo de exportação.
Ao clicar no botão para download, um arquivo XML será gerado e você deve salvá-lo em seu computador. Esse arquivo possui todas as configurações para a existência do post personalizado e é o que vai permitir que o mesmo seja importado para outro site.
Importando Posts Personalizados Para Seu Novo Site WordPress
Com o arquivo XML referente aos seus posts personalizados em mãos, podemos acessar o site ao qual queremos fazer a importação. Você pode importar custom posts quantas vezes quiser e para mais de uma instalação WordPress.
Dentro do Dashboard WordPress do blog, site ou loja em que a importação de posts personalizados precisa ser realizada acesse Ferramentas > Importar – através do menu lateral e padrão.
Diversos sistemas serão mostrados e você deve escolher WordPress, lá no final para que o plugin de responsável por importar conteúdos seja instalado e consigamos dar continuidade no processo.
Ao clicar no link WordPress, uma janela pop-up para instalação do WordPress Importer será exibida e você deve clicar no botão Instalar agora. É um processo comum de instalação de plugin WP.
Instalou e ativou o plugin WordPress Importer seguindo os passos anteriores? Excelente! Assim, você já deve estar na seguinte tela:
Essa é hora em que você vai clicar no botão com o título Choose File e localizar o XML que você exportou com as configurações referentes ao seu post personalizado. Depois de já estar com o arquivo selecionado, basta clicar em Fazer upload de arquivo e importar.
Pronto! Com todo o processo de importação finalizado, você já deve visualizar as novas funções e até mesmo algum novo item de menu pode estar sendo mostrado na lateral da sua Dashboard.
Conclusão
A utilização de posts personalizados no WordPress é extremamente útil e eficaz para a criação de soluções personalizadas e sistemas completos e complexos. Não é difícil perceber o uso de custom post types por plugins e temas. Isso porque a plataforma e estrutura de posts utilizada pelo WordPress permite a criação de inúmeras ferramentas e funcionalidades.
Então, importar e exportar posts personalizados no WordPress é uma das atividades mais corriqueiras e comuns quando pensamos em mudar de hospedagem ou realizar, por qualquer que seja o motivo, uma nova instalação dessa plataforma de gerenciamento de conteúdo. Em simples e poucos passos, necessitando de poucos minutos, temos exatamente o post personalizado que utilizamos em um determinado site em um outro sistema WP.
Se você gostou desse artigo considere compartilhar nas redes sociais. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos como esse. Se de alguma forma este artigo lhe foi útil deixe seu comentário abaixo para podermos saber a sua opinião.
Ferramentas WordPress Veja Mais Ferramentas
PublishPress
OptinMonster
Crayon
Tentei fazer esse procedimento, porem sempre gera falha “Falha ao importar “Cadê os guardas municipais?”: Tipo de post invalido: noticias”. Tentei por inumeras vezes porem sem sucesso. (Os temas são diferentes.)
Boa noite. Tenho um blog no WordPress.com e, à época, não escolhi o melhor nome. Criei um outro domínio no WordPress.com. Se eu fizer o processo de importação do blog antigo para o novo, como ficam os acessos da página antiga? Migram também? Se puder enviar a resposta também para o meu email, grato. lgcorporativo1@gmail.com
Olá Luis,
Desculpe o atraso na resposta.
Acredito que já tenha encontrado a solução.
Você sempre pode redirecionar o blog antigo para o novo utilizando o serviço de redirecionamento oferecido pelo wp .com.
Dá uma olhada nesse artigo https://www.canalwp.com/tutorial-wordpress/como-mover-seu-blog-wordpress-com-para-wordpress-org/ que eu mostro onde você pode redirecionar o domínio.
Abraço.
Bom dia.
Fiz o processo de exportação e importação, porém os posts não
aparecem no novo blog que eu estou desenvolvendo.
O que pode ter ocorrido?
Paulo Marques
Como importar um campo personalizado de um tema para outro tema?
Tenho um tema A, mas gostaria de mudar para o tema B, embora ter feito a importação completa, o outro tema não importa os campos personalizados do antigo tema.
O que eu posso fazer?
Bom dia!
Não sei se é o local correto, mas se puderem me ajudar agradeço!
Tenho uma base de e-mails de um outro blog que eu tinha, gostaria de saber se existe alguma forma de importar os assinantes do antigo blog para o novo?
Olá Rafa,
Seja bem vindo ao CanalWP.
Primeiro eu preciso saber se você usava o WordPress.org ou o WordPress.com.
Segundo, qual a ferramenta/plugin que você usava para capturar os emails e onde você tinha o controle desses emails?
Fico no aguardo.
Abraço.
boa noite…. estou com problemas pra importar minhas postagens, mas não são personalizadas…. engraçado que aí na imagem que você colocou, vi que o tamanho máx. são de 32mb, aqui pra mim aparece só 8mb, sendo que meu arquivo .xml tem 15mb…como resolvo isso? sendo que qnd vou importar sempre tá aparecendo mensagem de erro.
Olá Pagoneja,
Cada servidor de hospedagem tem um limite de memória definido. Provavelmente o seu é 8mb. Para mudar isso veja esse nosso artigo: https://www.canalwp.com/tutorial/como-resolver-problema-de-memoria-esgotada-wordpress/
Abraço.
Olá Pagoneja,
Cada servidor de hospedagem tem um limite de memória definido. Provavelmente o seu é 8mb. Para mudar isso veja esse nosso artigo: https://www.canalwp.com/tutorial/como-resolver-problema-de-memoria-esgotada-wordpress/
Abraço.